Já ouviu falar na Neuralink? Esta empresa administrada por Elon Musk, CEO da Tesla está a criar o chip que irá mudar a humanidade!

Quando eu era pequeno (e acreditem já estou bem mais próximo dos dois metros do que de um metro e meio de pessoa) perguntava ao meu pai como é que iriam ser os computadores do futuro! Pois bem, a resposta que ele me dava há mais de 20 anos:

“- Serão sem fios, sem ecrãs e sem teclas.”

Eis que ele começa a ter a razão naquilo que me teria dito!

Em síntese, o Link, é um implante cerebral que promete, entre outras coisas, conectar o cérebro a um computador e resolver problemas de saúde do ser humano. Visa também injetar música diretamente no cérebro e controlar gadgets através da mente.

link 0.9Fonte: https://www.medgadget.com/

Desde 2017, data em que a Neuralink foi apresentada, foi mostrando o seu potencial de forma pouco gradual. O objetivo desta empresa era de criar um dispositivo que conseguisse ler o cérebro e que este comunicasse diretamente com sistemas computacionais. Em 2019, voltaram a ser apresentadas novas novidades, em que, nessa altura, eram apenas um conceito e ainda teriam de ser esmiuçadas algumas características deste dispositivo.

evolução do neuralink

A arquitetura do Chip

Face ao desenvolvido nos últimos anos, o chip reduziu o seu tamanho drasticamente. O seu protótipo inicial era dividido em várias partes, inclusive, teria de ficar uma peça atrás da orelha, bastante visível. Assim, com o avanço da investigação e desenvolvimento conseguiram colocar o Chip do tamanho de uma moeda grande. Para além do mais, esta nova versão do protótipo detém cerca de 1000 canais, cerca de 100x melhor do que o dispositivo de consumo disponível no mercado.

https://www.medgadget.com/

Instalação

A instalação do link será efetuada com o recurso a um robot de alta precisão, e segundo o que foi dito na apresentação, a intenção é que seja um procedimento semelhante à LASIK em que o paciente é operado de manhã e de tarde já pode ir embora. O que se pode confirmar é que o procedimento é reversível, visto que uma das três cobaias teria tido um chip que posteriormente foi removido.

neuralink robo cirurgico

Robot Neuralink

Possibilidades

Atualmente este chip ainda não consegue ler completamente o cérebro e nem comunicar com outras máquinas. Apenas regista os impulsos do sistema nervoso, como foi possível ver no vídeo de apresentação. O que se pretende inicialmente é o envio de mensagens através do controlo da mente, pois isto fará com que pessoas com incapacidades consigam comunicar de uma forma mais facilitada.

No Futuro

Espera-se que existam testes em humanos já em 2021, nomeadamente em tetraplégicos, com o intuito de existir um aumento na sua qualidade de vida.

Apresentação dos Progressos _ 08-2020

https://youtu.be/DVvmgjBL74w