Uma parceria entre a NOS e o Sport Lisboa e Benfica, fizeram do Estádio da Luz o primeiro a ser equipado com a tecnologia 5G em Portugal.

Dentro de um estádio de futebol, o 5G passa a existir a possibilidade de todos os adeptos conseguirem ter uma largura de banda com velocidades superiores a 1Gbps. Isto irá tornar as comunicações ultra rápidas e proporcionar novas experiências nunca antes vistas.

Vantagens do 5G

Sendo esta tecnologia uma das principais tendências para a década de 2020-2030, existem inúmeras vantagens nomeadamente:

  • Upload e Download de conteúdo multimédia de forma quase instantânea;
  • Largura de Banda Superior
  • Experiências imersivas combinando esta tecnologias com a Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  • Acesso às estatísticas do jogo ou dos jogadores em real time
  • Escolha do ângulo que se quer ver o jogo
  • Fazer streaming em direto de grande qualidade e definição (HQ/HD)

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Não é só o estádio da luz que está equipado com esta tecnologia no mundo. Podemos ver o exemplo do estádio do arsenal, onde como se pode ver no vídeo, com a tecnologia 5G permite uma maior interatividade entre os Jogadores e os Adeptos. Exemplo disso, os jogadores poderão partilhar a playlist de música que estão a ouvir enquanto fazem o percurso para o estádio. Os adeptos poderão visualizar informações em real time dentro do estádio, como:

  • Onde é o seu lugar;
  • Visualizar o replay de um determinado lance;
  • Visualizar em 3D o jogo;
  • Entre muitas outras possibilidades.

Manuel Ramalho Eanes, diretor executivo da NOS, refere que esta tecnologia ainda não é uma realidade em Portugal, mas assim que esteja completamente implementada quer que a NOS seja a primeira operadora a oferecer essa experiência a todos os consumidores.

Rui Costa, vice-presidente do clube, afirmou que dentro do Benfica, a inovação está no centro da sua estratégia e que este é um projeto inovador em Portugal e por isso, é um grande orgulho para a instituição.

5G noutros desportos

No futebol americano, a Verizon apresentou esta tecnologia no Verizon Stadium, onde mostra esta mesma tecnologia aplicada neste desporto, onde existem muitas semelhanças com o que se quer fazer cá em Portugal.

Conclusões

Esta é sem dúvida uma tecnologia que trará vantagens para o mundo desportivo, não só para os adeptos que frequentam o estádio, como também para os adeptos que estão em casa ou em setores da restauração ou hotelaria.

Para o VAR esta também poderá uma tecnologia de vanguarda pois o árbitro poderá recorrer a imagens do jogo de forma quase instantânea para analisar os lances.

Assim que os estádios permitam adeptos e esta tecnologia estiver a funcionar em pleno, é certo que trará uma grande inovação tecnológica e uma experiência relacional com os adeptos completamente inovadora.

Fontes: Página Oficial S.L. Benfica