Antes de mais, bom ano 2020 a todos os leitores! Como já é habitual em todos os anos, o mês de Janeiro é dedicado a uma conferência tecnológica chamada CES, (Consumer Technology Association) que decorre em Las Vegas.

As novidades são imensas! Desde carros (incluindo os voadores), televisões a laser e dobráveis, almofadas para quem ressona alto (smart sleep), sex tech, smartphones, wearables, tapetes de casa de banho que recolhem dados dos utilizadores, enfim, uma panóplia de dispositivos que nos irão facilitar a vida nos próximos tempos.

E é com esse propósito que a Samsung apresentou um dispositivo muito caricato e digno de um filme de Hollywood como por exemplo o Star Wars ou o WALL·E! Estamos a falar da Ballie, equiparada a uma bola de ténis pelo seu formato e cor, tem como objetivo ser uma assistente virtual de modo a que através do recurso a um microfone, a uma câmara e à inteligência artificial, possa tomar determinadas ações pelas pessoas! Sim, é isso mesmo! Foi exibido um vídeo a título explicativo onde se vê um prato de cereais a cair, e a bola, através de uma câmara incorporada, deteta esse acontecimento e dá ordem ao aspirador para limpar a sujidade.

Outro exemplo é o facto de um animal de estimação estar aborrecido, e esta tomar a decisão de ligar a televisão para o cão!

Esta assistente pode chegar ao ponto de compreender rotinas diárias e tomar ações como abrir os estores e ligar música para acordar um utilizador.
Tudo isto acontece devido ao facto de todos os equipamentos da casa estarem ligados à internet ou a uma rede local.

Este dispositivo ainda está em fase de testes e ainda não tem data de lançamento.
Com isto podemos concluir que se existiam dúvidas que o IoT (internet das coisas) não iria vingar, este dispositivo só é mais uma prova que esta tecnologia veio para ficar!