Com a saída da União Europeia a 9 de Janeiro de 2020, o Reino Unido colocou o seu país mais uma vez na ribalta dos media a nível internacional.

Por sua vez, quando se questiona o que é que será feito do futuro desse país sem a UE, este aproveitou para integrar um sistema tecnológico inovador num dos seus bens mais valiosos: O dinheiro!

Uma nova nota de 20 libras foi redesenhada, substituindo o retrato da Rainha Elizabeth II pelo autorretrato de Turner de 1799. Desse modo, em cooperação com a rede social Snapchat e o museu Tate, foi implementado um filtro de realidade aumentada que dá “vida” à nova nota de 20 libras.

Apontando a câmara do smartphone para a imagem do autorretrato de Turner irá aparecer uma animação da obra The Fighting Temeraire com detalhes completamente impressionantes.

 

Como Experimentar

  1. Descarregue a APP SnapChat
  2. Tire uma fotografia ao SnapCode abaixo:
  3. Agora selecione: Desbloquear por 1 hora
  4. Agora aponte a sua a sua câmera para a imagem da nota abaixo e veja o que acontece:

Uma outra opção de testar esta experiência, é visitando a Galeria Nacional de Trafalgar Square, em Londres, onde uma nota estará em exibição na Sala 34, junto com o Snapcode para assim experimentar este conceito.

O Governador do Banco de Inglaterra refere que a arte de Turner foi transformadora e está encantado com o facto do trabalho do artista britânico mais influente dos últimos tempos apareça em mais de 2 bilhões de obras de arte!

Ao incluir o alcance massivo perante os utilizadores do Snapchat, o Banco de Inglaterra quis garantir que o púbico estivesse ciente da nova moeda e para além disso poderiam receber uma dose inesperada de aprendizagem de história das artes no formato de realidade aumentada, escondida nas suas bolsas e carteiras.

Fontes:
Snapchat
Bank Of England