Cozinhar sempre foi a aversão de muita gente, porém, o Bot Chef, será sem dúvida alguma o sonho de qualquer pessoa como robot de cozinha!

O que é o Bot Chef?

O Bot Chef é um “robot colaborativo humano” (cobot) composto por dois braços robóticos capazes de auxiliarem autonomamente as tarefas da cozinha. Estes braços poderão funcionar de modo independente.

Este dispositivo foi já anunciado em 2019 no KIBS mas possivelmente é o maior destaque de dispositivos da Samsung este ano. Tal como o robot Bali, este, esteve presente na CES 2020 e tinha programadas 35 receitas, onde o feedback das pessoas que as provaram foi bastante positivo.

– Hey Bot Chef!

O modo de funcionamento é bastante simples. Primeiramente, tem de ser acionado por voz, tal como já acontece com outros assistentes de voz (ex. Google Assistant ou Siri). Depois é só pedir o que deseja que o Bot Chef faça!

Robot de Cozinha com Braços
Fonte: https://www.connectedcrib.com/bot-chef/

Este dispositivo consegue separar autonomamente os ingredientes e cortando-os sem o auxílio humano, o que permite ser o robot de cozinha perfeito. É composto por um sistema de inteligência artificial, capaz de ser controlado por utilizadores e de descarregar novas habilidades através do repositório da Samsung.

Bot Chef posto à prova!

IFA 2019 Club Cocking

Michel Troisgros e Michel Roux Jr. são dois Chefs de Cozinha detentores de estrelas Michelin onde numa outra feira, a IFA, utilizaram o Bot Chef para os auxiliarem na preparação de um molho de entrada. O robot, temperou-o com sal, mexeu o conteúdo da panela e ainda ofereceu uma colher aos Chefs para provarem o respetivo molho.

Segurança

Segurança do Bot Chef da Samsung

A confiança do consumidor neste tipo de inovações prende-se em algum tipo de resistência à mudança. Um dos fatores que implica essa resistência é o desconhecimento da fiabilidade do produto. A nível de segurança o Bot Chef demonstra um indivíduo a aproximar uma mão enquanto este está a cortar um queijo. Através dos seus sensores de proximidade, o Bot Chef fica imóvel de imediato. Além de interromper o seu processo, o Bot Chef dispara um alarme sonoro para evitar que a pessoa se aproxime do dispositivo enquanto este está executar uma tarefa perigosa.

Lançamento

Este dispositivo ainda é um protótipo, logo, ainda não tem data de lançamento nem preços previstos. Porém, tal como se pode ver no vídeo, o Bot Chef já existe, logo, não tardará a estar disponível para os consumidores.