Imagine-se se perfurasse o mundo do sitio onde se encontra, onde poderia sair esse mesmo furo. Bem, caso tenha um dispositivo android com uma câmera e o google chrome instalado, isso já é possível.

A aplicação chama-se Floom, uma aplicação baseada em desenvolvimento de Realidade Aumentada na Web, com base na API WebXR.

Floom - visualizar o extremo do outro la do mundo
Imagem de goolge.com

Conceito

Baseado nos Antípodas (é o nome que a ciência dá aos pontos colocados em extremos diametralmente opostos do globo) esta tecnologia visa facilitar a visualização do extremo, sem a necessidade de instalar qualquer aplicação. No fundo é como abrir um túnel de realidade aumentada para o outro lado do globo diretamente de um navegador.

Ângulo

Dependendo do ângulo que queira fazer o furo, este, poderá sair num sítio diferente, o que possibilita não so a que se visualize um túnel no angulo reto, mas também na diagonal.

Floom - Furo com ângulo em Realidade Aumentada
Imagem de google.com

Como testar

Para utilizar esta tecnologia terá de ter:

  • Um telemóvel android com câmera
  • O Google Chrome instalado nesse telemóvel
  • No Google Chrome aceda à página do Floom

Após isso só terá de seguir as instruções do vídeo abaixo:

Descrição da Minha Experiência

Testei esta tecnologia com um Samsung Galaxy S20 Ultra 5G. Após o teste reparei que a aplicação é um pouco lenta e funciona melhor fora de edifícios do que dentro.

Testei em algumas partes da minha casa, onde me aparecia uma informação se estava em zona de terra ou em zona de água.

Após encontrar o sítio ideal para visualizar a experiência, pressionei o botão inferior centrar e este mostrou-me o local.

Floom o outro extremo do mundo através de Portugal
Imagem de Carlos Alves – Pra Lá do Futuro

Conclusões

Uma das principais conclusões que se pode extrair daqui é que efetivamente o mundo não será plano, como defendem os Flat Earthers e é algo que se poderá colocar em causa todas as convicções deste grupo de pessoas.

Uma outra conclusão é que esta aplicação lançada neste mês de abril, ainda que esteja num modo embrionário poderá dar avanços para muitas outras aplicações.

De salientar como ponto negativo que a aplicação ainda é um pouco lenta, mas certamente que muito em breve será uma questão ultrapassada.