Na edição deste mês, focada nas empresas e nas organizações, é interessante falar nas evoluções tecnológicas principalmente para aquelas que estão em constante crescimento. Tal como abordado numa outra edição, o Microsoft Hololens tem agora uma nova versão disponível, o Microsoft Hololens 2, que promete revolucionar ainda mais o setor empresarial. Este novo equipamento foi lançado no passado dia 24 de Fevereiro no Mobile World Congress em Barcelona.

Estes óculos de realidade mista (aumentada + virtual), têm como finalidade melhorar a versão anterior deste dispositivo em aspetos que muitos utilizadores estavam descontentes! Essencialmente foram efetuadas melhorias no campo da visão ótica (grafismos), a nível ergonómico (conforto) e ao nível de experiência de utilização (UX).

Segundo a BBC, a nível gráfico, o novo Hololens consegue mostrar elementos gráficos num espaço duas vezes maior face à primeira versão. Quanto à resolução de ecrã passa a ser de 2K para cada olho, se bem que na versão anterior apenas existia uma resolução de 720p.

Outra grande novidade foi a implementação de um sensor de profundidade, o que permite que este dispositivo não necessite de qualquer tipo de dispositivo físico para controlar as ações para com os objetos projetados (hologramas). Este sensor possibilita a deteção de gestos, o que origina o reconhecimento das ações através das nossas mãos substituindo assim os controlos existentes na versão anterior.

A nível ergonómico foram feitas melhorias de encaixe na cabeça, para permitir um maior conforto ao utilizador. Nesta nova versão já não é necessário remover os óculos para a visualização do espaço real.

Consequentemente foi lançado o Microsoft Dynamics 365 (Remote Assist, Layout e as novas aplicações Dynamics 365 Guides). Com estas aplicações será mais fácil a resolução de problemas de assistência remota.

O preço deste dispositivo ronda os 3100€, o que reduziu cerca de 30% face ao equipamento anterior no seu lançamento, que custava cerca de 5000€.