A grande maioria da população detém todos os recetores sensoriais, que são: O olfacto, o paladar, a visão o tato e a audição! Infelizmente nem todos nós temos o privilégio e a sorte de nascer com todos estes sentidos ou de os ter para toda a vida.
Segundo o site deficiênciavisual.pt nos censos de 2001, 634 408 pessoas, representativas de 6,1% da população, tinha algum tipo de deficiência/incapacidade, repartido da seguinte forma segundo o tipo: Visual (1,8%), auditiva (0,8%), motora (1,5%), Mental (0,7%), Paralisia cerebral (0,1%), Outras (1,4%).
Desta forma, 1,8% da população portuguesa detém uma deficiência visual e não é por isso que podem deixar de ter qualidade de vida, o que, com a evolução tecnológica existente, isso acontece de forma fácil.
Com esse problema chegou uma nova tecnologia, o AR Audio, para o Microsoft Hololens, que permite a qualquer pessoa que seja cega, consiga ver através do audio! Parece estranho, mas é possível.
Em teoria é simples, cada superfície tem um som, e através do giroscópio e das câmaras incorporadas o utilizador consegue saber se são paredes, se é chão ou se é algum objeto. Veja o vídeo abaixo:
Esta tecnologia é extremamente inovadora, pois permite que o utilizador seja autónomo e não precise de qualquer ajuda de outras pessoas.
A aplicação irá ser colocada na ARStore do Windows Market Place e vai ser disponibilizada para qualquer pessoa.
A questão chave: Será que num futuro próximo as pessoas cegas irão ter um dispositivo que as consiga por a ver imagens novamente? Só nos resta dizer: Ver para crer!