As ferramentas colaborativas estão cada vez mais em voga! O Goolge Docs, o Microsoft Office 365, o GitHub e o Skype, são alguns exemplos de ferramentas existentes.
Falando do C-Comerce, o Comércio Colaborativo, que segundo a definição da Wikipédia, “consiste na utilização das tecnologias da Internet para integrar os processos de negócio de uma organização, a nível interno e com eventuais parceiros, fornecedores e clientes. Entre os processos de negócio mais utilizados em ambiente colaborativo, destacam-se: Planeamento e previsões, gestão de inventários e de stocks, design e desenvolvimento de produtos, fabrico (capacidade produtiva e meios de produção) e processos logísticos.”
Com base no supracitado, o C-Commerce será o próximo passo em massa na colaboração entre organizações. Mas como? A palavra chave será: Interatividade!
A interação no C-Commerce presume-se essencialmente numa experiência de utilização mais realista que a existente atualmente. Entra aí então o Hololens.
A empresa ScopeAR lança uma aplicação para o Microsoft Hololens, onde a transforma a colaboração numa coisa bem mais simples e prática de se fazer em objetos como carros, elevadores, quadros eléctricos, enfim, em inúmeros mercados, com o objetivo de facilitar a vida dos utilizadores.
Como se pode analisar, mais uma vez, a tecnologia é neste caso amiga do Homem e desta forma, facilita a resolução de possíveis problemas de uma maneira prática e eficaz.
A pergunta chave é: Até que ponto a colaboração com recursos a realidade mista irá conseguir substituir, por exemplo, um técnico no local? Só nos resta esperar para ver!