Da Chick e PZ os vencedores Betclic PlayMinds, o primeiro espetáculo português a decorrer na totalidade em realidade virtual.

O Espetáculo

Segundo a notícia avançada pela RTP, este espetáculo produzido na sua totalidade em Realidade Virtual, contou com 8 artistas, mais de 200 avatares e 2000 espectadores na sua totalidade em direto. Estes espectadores conseguiram interagir e usufruir nesta experiência totalmente imersiva. Além destes, 21500 pessoas assistiram ao evento através de plataformas de streaming.

Desenvolvimento do Evento

Utilizando sistemas de Motion Capture, um sistema avançado tendo por base acelerómetros e luvas para os artistas, este evento conseguiu extrair expressões faciais através de análises de vídeo. Assim o Betclic Playminds, após vários meses de trabalho, conseguiram criar o primeiro evento musical 100% em realidade virtual.

Colabore com este Projeto

O Betclic PlayMinds criou uma bolsa de criação para que todos os espectadores ou utilizadores possam contribuir e o valor será distribuído pelos 6 artistas que não venceram o evento.

A Experiência para os Artistas

Os artistas foram divididos em quatro unidades e desafiados a criarem, em 48 horas, uma nova obra. Assim, os espectadores virtuais, representados por avatares conseguiram apreciar este espetáculo ultra vanguardista.

Os artistas foram divididos pelas seguintes unidades:

Unidade 1: Xinobi + Marta Ren
Unidade 2: PZ + Da Chick
Unidade 3: Selma Uamusse + DJ Marfox
Unidade 4: Capicua + Tiago Nacarato

Segundo Da Chick “foi surreal, era impossível sermos mais nós! Fiquei mesmo surpreendida e feliz com o resultado! Revejo-me na forma de andar (do avatar) e de me mexer e fiquei muito impressionada com isso.”

Para PZ “foi uma experiência muito fixe! Nós já tínhamos uma certa química, mas foi muito fixe partilhar um palco sensorial com a Teresa. Atuo sempre de pijama que é como me sinto mais confortável e pude gravar os movimentos do avatar de pijama e isso ajudou bastante. Acho que no final ficou muito fixe!”

Deste modo, abre-se um caminho não só para o futuro da música mas também para o futuro da cultura e do casamento destas com a tecnologia.

Poderão ouvir as músicas co-criadas através deste link:
https://betclicplayminds.pt/temas.html

Fontes:

https://betclicplayminds.pt/
https://media.rtp.pt/antena3/ler/betclic-playminds-os-vencedores/
https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/betclic-play-minds-oito-musicos-portugueses-desafiados-a-comporem-em-48-horas