A educação é cada vez mais atualizada devido ao facto da constante informação existente através dos smartdevices que nos acompanham nos dias de hoje. Já os métodos educativos continuam a ser os mesmos. “Quadro ou Giz/Caneta” “Papel e Caneta” “Computador e Google” mas com as novidades que chegaram na Microsoft poderá acrescentar-se o “Hololens”.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella na India Today Conclave Next 2017, referiu que uma das realidades do futuro é sem dúvida alguma a realidade mista. No vídeo abaixo pode ver-se um exemplo de como este tipo de tecnologia pode mudar o ensino.
As aplicações podem ser imensas e o tipo de interação entre o professor e aluno pode ser muito mais interessante comparativamente com os métodos que existem atualmente (como por exemplo o moodle ou o blackboard).
Mesmo em ensino presencial, é também um excelente recurso tanto para aprendizagem de temas mais complexos como temas mais simples. O video abaixo mostra um exemplo disso:
Com esta tecnologia o ensino não passa apenas por ser nas escolas mas também nas empresas. De uma forma mais facilitada, controlar e reparar dispositivos à distância é cada vez mais simples. Abaixo pode ver-se uma entrevista do jornalista Lourenço Medeiros para a SIC, onde demonstra algumas das funcionalidades desta nova tecnologia. A empresa em questão é a thyssenkrupp, uma empresa bastante conhecida no mercado dos elevadores. Esta empresa quer ser das primeiras a implementar o Microsoft Hololens para conseguir realizar a manutenção aos seus produtos e reparar problemas complexos de forma mais simples. Abaixo deixo o vídeo da entrevista onde se irá compreender melhor este conceito.
“No início do século muitas empresas quiseram fazer grandes lojas virtuais, tipo centro comercial, onde navegávamos até chegar a uma loja e depois escolhíamos o que queríamos comprar nas prateleiras, virtuais claro. É uma imitação da realidade absolutamente desnecessária e que se torna aborrecida, se quero usar a calculadora não me interessa nada andar a passear em corredores. Obviamente, no caso das lojas, o que vingou foi a simplicidade de uma Amazon que nos orienta o mais possível para as compras sem distrações indesejadas pelo caminho.” Lourenço Medeiros in Futuro Hoje
Citando Lourenço Medeiros pode verificar-se um pormenor interessante quando falamos neste tipo de dispositivos para a educação (principalmente dos mais novos), o possível grau de distração, que este põe em causa no comércio eletrónico mas que pode também evidenciar-se no ensino infantil com estes dispositivos.
Em suma, tudo indica que esta tecnologia vem para ficar, contudo, pessoalmente tenho as minhas dúvidas se os óculos da microsoft irão chegar aos utilizadores nestas dimensões, pois são de grande proporção e não sei qual será a aceitação dos utilizadores para este tipo de dispositivos.
Referências
Satya Nadella Keynote Address At India Today Conclave Next 2017
Reportagem Futuro Hoje – SIC