Este é um artigo de opinião pessoal baseado no seu conhecimento face ao tema abordado. Qualquer semelhança com outro artigo é pura coincidência.

Neste primeiro artigo, mais para a conceptualidade dos temas, venho falar-vos sobre as novas realidades que estão a dar que falar, realidades estas que estão (ou não) prestes a mudar o formato do mercado online. Digo “ou não” pois pessoalmente vejo esta nova ferramenta como um “complemento” e não uma substituição da tipologia atual do comércio electrónico.

“A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um utilizador e um sistema operativo. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento da presença do utilizador.” in wikipédia

Com base nisto, pode concluir-se que a realidade virtual pode ser utilizada no marketing com fins de comércio electrónico em mundos virtuais, como por exemplo no conhecidíssimo “Second Life”.

Depois disto, surge outro conceito, a realidade aumentada.

“Designa-se Realidade Aumentada (RA) a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma).” in wikipédia

Desta forma, com a realidade aumentada, consegue-se colocar objetos virtuais no espaço fisico, mediante a utilização de pelo menos 1 sistema computacional (smartphone por exemplo).

Pode visualizar-se no video abaixo a utilização de um recurso de realidade aumentada no marketing.

Um novo conceito surge quando aparece a realidade mista. Esta realidade é a fusão das duas anteriores.

“Realidade Mista ou realidade híbrida é a tecnologia que une características da realidade virtual com a realidade aumentada. Esta insere objetos virtuais no mundo real e permite a interação do usuário com os objetos, produzindo novos ambientes nos quais itens físicos e virtuais coexistem e interagem em tempo real.” in Wikipedia

Dadas estas características, no marketing, esta tecnologia pode ser utilizada de inúmeras maneiras, nomeadamente estas que podemos ver no vídeo abaixo.

Com este último vídeo, passa-se o conceito: 4 realidades e 3 hipóteses de compra e/ou venda que o utilizador terá. Pode analisar-se um cenário já bem presente nas nossas vidas que o papel principal do serviço passará para o utilizador, que este, através de elearning, adquire o conhecimento e efectua a ação.

Desta forma o conceito passa acima de tudo por saber como e de que outras formas estas ferramentas poderão ser utilizadas no nosso quotidiano, nomeadamente, para o comércio (B2B e B2C) e para o marketing.