Mas afinal o que é o HomeAR?

Desde que os humanos começaram a empilhar pedras, estes enfrentaram um problema: Ninguém pode ver um prédio antes de ser construído. Se por acaso for o construtor, por vezes isso não é um problema muito grande. Mas, caso seja você que esteja a gastar centenas de milhares de euros para construir uma nova casa, então certamente quer ter a certeza de que é exatamente o que você quer. A realidade aumentada oferece uma nova ferramenta para resolver este problema.

O homeAR, da Reactar Labs, é uma “plataforma de visualização pré-construída” que permite que os proprietários, os construtores e os arquitetos de imóveis façam um tour virtual por um edifício antes da sua construção. Para entender mais sobre essa APP de realidade aumentada e o problema que ela resolve, apresentamos uma entrevista com o fundador e CEO Richard Penny.

Construindo uma “homeAR”

“Você não pode experimentar uma nova casa antes de construí-la, e isso causa problemas por toda parte”, explicou Penny. “Voltando a alguns anos, trata-se de como usamos a tecnologia que temos ou que está a surgir para resolver esses problemas básicos.”

Em 2017, o que se tornaria o homeAR começou como um plano para uma ferramenta de marketing de realidade aumentada – algo que os construtores poderiam usar para mostrar suas ideias a clientes e clientes em potencial. As pessoas podem e usam o homeAR para comercializar os seus projetos de construção, mas o conceito ganhou uma vida totalmente nova quando Penny construiu a sua própria casa.

“Como muitas vezes essas coisas acontecem, coincidiu com alguma experiência pessoal – comprar um terreno e tentar construir uma pátria dos sonhos enfrentando esses problemas em primeira mão”, disse Penny.

Na mesma época, o ARkit e o ARCore foram lançados. “A realidade aumentada deixou de ser algo que exigia alguma ciência séria…”

Já estando no espaço de realidade aumentada, Penny e a sua equipa analisaram se mais alguém estava a trabalhar na visualização de pré-construção e descobriram que ninguém realmente estava a fazê-lo.

“Mesmo que a ideia já estivesse lá e houvesse algumas coisas conceptuais, ninguém estava realmente a fazer isso”, disse Penny. “Perguntamos ‘O quão difícil pode ser’, e descobrimos que a resposta era: ‘Muito mais difícil do que alguém possa imaginar’. Provavelmente é por isso que ninguém estava a fazer isso ainda.”

A casa em Realidade Aumentada Construída

“Pensamos: ‘As pessoas estão a projetar casas em 3D, vamos trazer isso para AR’, e não é tão simples assim”, disse Penny.

Por um lado, muitos arquitetos e designers ainda estão a trabalhar em 2D. Além disso, aqueles que projetam em 3D geralmente fazem modelos CAD massivos que podem ser demais para a realidade aumentada – principalmente num dispositivo móvel. Para poder criar uma APP de realidade aumentada baseada em CAD que seria executado num dispositivo móvel, os modelos teriam que ser fortemente otimizados.

“Tivemos que construir um pipeline de conteúdo que trouxesse modelos de ferramentas de criadores… e depois torná-lo utilizável e consistente quando o apresentamos em RA”, disse Penny.

A equipa enfrentou esse obstáculo, bem como a questão do iOS e do Android terem diferentes sensores espaciais e de mapeamento. Penny disse que a experiência é um pouco diferente em dispositivos Android e Apple , mas há paridade de recursos em ambas as plataformas. Não importa qual é que utiliza, um utilizador pode descarregar a APP gratuitamente e explorar modelos de amostra.

Explorando o homeAR

“Toda a experiência é baseada em APPs. Ainda acreditamos que a experiência que queremos entregar aos utilizadores finais requer uma APP… Atrás disso, há um portal web onde os clientes podem fazer upload do seu conteúdo”, disse Penny. “A inconveniência de descarregar uma APP é bem pequena quando você está prestes a gastar um milhão de euros numa nova casa.”

Se você estiver no local da sua futura construção, poderá percorrer um modelo em escala real mapeado para a futura localização física da casa. Há também um “modelo de casa de bonecas” que pode ser implantado em qualquer lugar. A empresa também lançou recentemente uma atualização que permite que vários utilizadores visualizem o mesmo modelo em diferentes dispositivos ao mesmo tempo.

“Como construtor, você poderá orientar um comprador pela experiência num smartphone, mas não foi a melhor experiência do utilizador”, disse Penny. “Agora você poderá andar em partes completamente diferentes do terreno da casa e experimentá-lo de forma totalmente independente e depois voltar e falar sobre isso.”

homeAR - Augmented Reality Platform

Futuramente nas APPs

No início deste mês, o aplicativo também viu gráficos aprimorados e um plug-in do Revit® . A empresa e um Programador Autorizado da Autodesk, também estão a planear um plugin ArchiCAD.

“Quando uma pessoa está a utilizar isso e espera que se comporte como uma casa, queremos torná-lo utilizável para que as pessoas não interajam apenas com um widget 3D, mas também com uma casa”, disse Penny.

Também está em andamento: Gravação de vídeo na APP e notas persistentes que podem permitir que compradores e construtores se comuniquem através do modelo de casa de forma assíncrona. Embora Penny tenha muitas ideias sobre como esta APP poderia ser anos no futuro, agora ele está focado no que é possível nos dias de hoje.

“Esse é o desafio para todos nós neste setor… fazer com que as pessoas voltem e o usem regularmente porque agrega valor, não apenas porque é uma coisa nova e brilhante”, disse Penny. “Garantimos que entregamos valor agora, em vez de ficar sempre ansiosos para quando teremos fones de ouvido, e quando teremos a tecnologia 5G…”

AR que torna algo real

A realidade aumentada é frequentemente elogiada pela sua capacidade de trazer coisas imaginativas ou impossíveis para o mundo físico. Mas, para muitos, o maior valor da realidade aumentada é a viagem de volta – transformando essas visões virtuais em objetos físicos. Esse é o tipo de promessa que APPs como o homeAR trazem para cima da mesa.

Fonte: Adapatado de ARPost